“Palabra de Futbolista”, por Artur Galocha


2_cantona

Explicar seu fanatismo por futebol pode dar trabalho. Especialmente quando a missão é convencer sua mulher a permitir um pôster de Eric Cantona na sala de casa. O designer espanhol Artur Galocha passou por isso. E resolveu a situação com labuta, no caso dele, arte. Criou a série “Palabra de Futbolista”, a fim de mostrar que certos craques vão além do talento com a bola.

Galocha pinçou frases de efeito de futebolistas geniais dentro e fora de campo, entre eles Sócrates, o que deu toque erudito aos cartazes. A ponto de induzir uma mulher de fino trato a pendurá-los na parede. Confira alguns deles e saiba mais sobre o designer na entrevista concedida ao FUTEBOL DE CAMPO.

3_higuita

“Nasci em Lugo, na Galícia, há 30 anos. Trabalhei como infografista no “El Mundo” e agora sou diretor de arte da revista de futebol e cultura, “Líbero“, além de designer e infografista freelancer. Meu interesse pelo design, maior do que o pela arte, vem de meu pai e do jornalismo. Não sou muito bom desenhando, diferentemente de meu irmão, por isso minha técnica é baseada no retoque de fotos com Photoshop, Illustrator e layout digital. Tenho bastante influência da arte pop, design de revistas (especialmente dos anos 90) e do construtivismo e vanguardismo russo.”

“O futebol é um dos meus maiores hobbies. Gosto de assistir a bons jogos e, acima de tudo, compartilhar esses momentos com os amigos. Gosto ainda mais de jogar. O futebol permite 90 minutos de fuga, serve para esquecer os problemas. Mas não sou daqueles torcedores fanáticos. Não choro quando meu time perde, por exemplo. Mesmo porque torço para o Deportivo La Coruña e, ultimamente, estamos habituados a perder.”

4_DJALMINHA

“Adoro o lado romântico e poético e educacional do futebol, sobretudo na infância – todos os amigos que me acompanham ao longo da minha vida foram meus companheiros de jogo. Vou pouco a estádios. Tento, ocasionalmente, ir ao Santiago Bernabeu e ao Vicente Calderón e, agora que mudei para Barcelona, tentarei visitar o Camp Nou, embora os preços do futebol na Espanha sejam proibitivos. Prefiro mesmo reunir um grupo de amigos e vê-lo em casa.”

“O processo de criação de “Palabra de Futbolista” foi simples. Queria decorar minha sala com um pôster de Eric Cantona, mas sabia que minha namorada não ia gostar de ver a foto de um jogador francês todas as manhãs. Então pensei em fazer uma coisa mais “elaborada” para poder “enganá-la”. Fazendo uns testes veio “Palavra de Futebolista”. Escolhi destacar certas frases a fim de mostrar que certos jogadores não são apenas marionetes, apesar de parecerem. Alguns expressam suas opiniões. O mote era usar citações para expressar ideias que compartilho e ligá-las a acontecimentos políticos, sociais ou pessoais. Interessam-me os atletas com voz, com vontade de dizer algo, de agregar a uma cultura pop que abrange a sociedade em todos os âmbitos.”

1_SOCRATES

“Precisamos de mais Sócrates. Jogadores como ele praticamente desapareceram. Neste mundo de pensamentos únicos, opiniões diferentes às vezes não são bem aceitas, sobretudo no futebol. Sócrates ligou o futebolista ao trabalhador. Desceu do pedestal. Afinal, são pessoas normais, com a vantagem de ter um alto-falante capaz de reverberar suas palavras. Atualmente, Guardiola é um dos poucos que falam livremente a respeito, por exemplo, do referendo que trata da independência da Catalunha. E é criticado. Há uma visão de que pessoas do futebol não devem falar sobre assuntos fora do futebol, mas que afetam a toda a sociedade.”

Para ver a galeria completa de “Palabra de Futbolista” clique aqui.

CURTA NO FACEBOOK

SIGA NO TWITTER

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

