A seleção de Daniel Nyari


Playmakers_Valderrama

O artista gráfico e ilustrador Daniel Nyari tem gosto refinado. Nota-se pelos traços e força de sua obra, bem como pelos modelos que escolhe. Na série “Playmakers”, retrata meio-campistas maestrais da história do futebol: Maradona, Zico, Cruyff, Zidane, Xavi, Iniesta e Messi. Nascido em Timisoara, na Romênia, não esqueceu de incluir o compatriota Hagi, brilhante na Copa de 90. Nyari migrou cedo à Áustria, apaixonou-se pelo futebol alemão, e hoje vive em Nova York, onde seu talento ganhou o mundo. Confira os principais trechos da entrevista concedida ao blog, intercalados por algumas de sua peças.

“Meu pai era jogador profissional na Romênia, então o futebol esteve perto desde cedo. Tão logo pude andar comecei a chutar uma bola. Minha cidade natal é Timisoara. Naturalmente é o time para o qual eu torço, embora o clube esteja em crise, constantemente envolvido em escândalos – não muito diferente do futebol romeno em geral. Em todo caso, não sou ligado ao futebol romeno, pois vivi por lá só cinco anos. Minha verdadeira paixão é o futebol alemão, originada quando morei na Áustria, enquanto todos meus amigos acompanhavam o campeonato local.”

Playmakers_Hagi

“Desde que comecei a desenhar eu queria retratar o que amava, no caso o futebol. Quando saía de casa jogava futebol; quando entrava desenhava. Tentava pintar meus jogadores favoritos. Costumava colecionar figurinhas e cards com retratos dos futebolistas e adorava tentar copiá-los. Hoje continuo a desenhar o que amo e sou grato por esse trabalho ter alcançado tantos pelo mundo.”

“Trabalho sobretudo digitalmente. Fiz a transição quando comecei a trabalhar com web e design gráfico. Até então eram na maioria pinturas a lápis. Esboço no papel, mas no final tudo é digitalizado em programas como Adobe Photoshop e Illustrator. Não há um artista específico em que eu me inspire, porém há os que admiro filosoficamente. Aprecio o minimalismo – a transmissão de uma imagem usando o menos possível de informação visual.”

“Formei-me em história da arte e, apesar de meu trabalho não parecer nada com pinturas impressionistas, eu as admiro. Gostei da ideia de ilustrar uma “impressão” – não é o que você vê totalmente, mas a memória de uma imagem capturada muito rapidamente e em detalhe. Atualmente eu amo as obras de pessoas como Noma Bar e Pablo Lobato, por exemplo – eles estão fazendo coisas interessantes usando formas simples e de linhas econômicas.”

DANIELNEYMAR

“Neymar (um dos seus últimos trabalhos) é um jogador fenomenal, sem dúvida. Até recentemente havia dúvidas e críticas negativas, normal hoje em dia devido à superexposição e a como todo mundo está na internet para dar opiniões.  Na Copa das Confederações ele provou ter amadurecido e se tornado responsável. Por isso não concordo com os que pensam que ele terá dificuldades na Europa. Ele é especial e um deleite para qualquer fã de futebol.”

Veja a série “Playmakerns” completa aqui, peças à venda disponíveis aqui,  e mais de Daniel aqui.

CURTA NO FACEBOOK

SIGA NO TWITTER

2 pensamentos sobre “A seleção de Daniel Nyari

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

