10 anos de Estatuto


Image

O Estatuto do Torcedor completa 10 anos no próximo dia 15 de maio. E continua a uma distância amazônica de ser respeitado. Não falo das bobagens que a Fifa sonha em aposentar como assistir jogos em pé, xingar a mãe do juiz, vuvuzelas, caxirolas e afins.

Trata-se de banir de vez aporrinhações como cambistas, flanelinhas, baderna e corrupção na venda de ingressos, banheiros imundos etc. Todos elementos atualíssimos nos estádios e ginásios tupiniquins.

Então, motivada pela efeméride, a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor lançou na terça (08) cartilha e vídeo de orientação sobre o Estatuto. O objetivo é tirar o pó que repousa sobre a lei.

Com 22 páginas, a Cartilha do Torcedor lembra que clubes mandantes têm responsabilidades inerentes a qualquer fornecedor. Ou seja, devem zelar por segurança, higiene, acessibilidade, ingressos numerados, venda antecipada de bilhetes, meia-entrada e acesso a uma ouvidoria, entre outras obrigações.

O Estatuto garante transporte organizado para a galera chegar e sair do estádio. Tal artigo se aproxima da ficção científica. Absolutamente nada é cumprido. Um exemplo. Tente voltar de ônibus ou metrô de um jogo das 22h, em meia semana, no Morumbi. Lembra ou não uma obra do Asimov?

Image

A despeito da mobilização de entidades ligadas à defesa do consumidor, como a Proteste, alguns pontos do estatuto serão suspensos durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo.

Não haverá controle sobre o preço dos alimentos, por exemplo. Venda de bebidas alcoólicas e quantidade de ingressos de meia-entrada por jogo ficarão a cargo dos Estados.

cartilha está disponível para download no site da Proteste. Imprima e leve ao estádio, tipo fiscal da Sunab. Coisa antiga, não faz isso não. Mesmo porque a PM não deixa entrar com papel no estádio. Baixe e confira no smartphone. Depois conta aqui quantos pontos precisam ser recordados.

CURTA NO FACEBOOK

SIGA NO TWITTER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: