O Santos está nu


IMG_0448[1]

Santista colado no radião de pilha no Pacaembu neste domingo

Tal qual o rádio de pilha da foto acima, o Santos está desatualizado. Nada a ver com as reestreias dos veteranos Marcos Assunção e Edu Dracena (e as injustas saídas de Renê e Neto). Não me refiro a idades, mas a como atua o time. Perdão, hoje vou fugir do tema principal deste blog – as torcidas – para opinar.

Há tempos o Santos não tem padrão de jogo. Desde 2011. Ganhou a Libertadores da América aos trancos e barrancos. Diante do Barcelona, sofreu humilhação inédita. Muricy Ramalho disse ter aprendido com aquela lição. Mentiu. Pelo contrário. Cresceu a “neymardependência”.

IMG_0457[1]

Falta comando. Pelo menos fora de campo. Dentro, quem manda é Neymar. Se a bola não passa por ele, tem chiliques. O treinador, visivelmente acomodado (bem diferente dos tempos de São Paulo), acostumou-se a fazer vista grossa e a esperar a genialidade de seu astro-mor resolver a parada.

Nem quando tinha Pelé o Peixe padecia deste mal. Em 63, o clube sagrou-se bi-Mundial sem ele na final. Sem Neymar, o Santos nem chegou perto da Libertadores-2013. E aqui o recado e o exemplo valem para a seleção brasileira. Vide Copa de 62.

O Santos não joga como um time. Não usa inteligência, como Tite, para driblar retrancas, excesso de faltas, temporais, ou seja lá quais forem as dificuldades. Lança a bola no Neymar e vamos que vamos. Não acho bonito o futebol do Corinthians. É impossível, contudo, deixar de notar ali um padrão.

Quase sempre Neymar é o suficiente. Verdade. Quando não é, no entanto, o Santos me lembra a fábula do rei nu. É como se os torcedores despertassem, de repente, de um transe. “Vejam, o time não sabe jogar coletivamente!”, alerta um dos súditos. Há quase três anos o Santos vem desfilando nu. Desta vez quem avisou foi o Paulista de Jundiaí.

Voltando ao foco, seguem as fotos das torcidas no Pacaembu.

IMG_0452[1]IMG_0453[1]IMG_0444[1]IMG_0447[1]IMG_0459[1]IMG_0450[1]IMG_0454[1]IMG_0455[1]IMG_0446[1]

MAIS FOTOS NO FACEBOOK

SIGA NO TWITTER

7 pensamentos sobre “O Santos está nu

  1. Você tem toda razão, o Santos não tem padrão! Isso é resultado do “trabalho” do Sr. Muricy, eu mesmo já tive oportunidade de assistir treino do Santos e constatei que ele simplesmente não treina o time. Eu não aguento mais este treinador no Santos e a ficha esta começando a cair para muitos santistas!

    Edmar Junior
    Blog DNA Santástico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: