Baú do Flamengo


Seguindo a dica do Fut Pop Clube, acompanhei neste sábado no Museu do Futebol a reunião do MemoFut, grupo que debate literatura e memória do futebol. Em pauta, Flamengo. Capítulos grandiosos de sua história, como o centenário de Domingos da Guia e a campanha de 1981, ano do título Mundial. Com direito a exibição da 9 usada por Nunes na final contra o Liverpool. Também estava à mostra a taça da primeira conquista, no Carioca de 1914.

Na parte final do encontro houve um bate-papo com o ex-goleiro Gilmar Rinaldi, hoje empresário de jogadores. Contou episódios saborosos de bastidores. Um dos melhores, o do primeiro confronto de Casagrande pelo Flamengo contra o Corinthians, time que o lançou. Gilmar lembrou da ansiedade do atacante no vestiário. “Ele dizia que tinha de jogar bem de qualquer jeito se não diriam que fez corpo-mole e tal.” E logo na entrada em campo a Fiel lhe quebrou as pernas. “Volta Casão, seu lugar é no Timão!”

Outro motivo para Gilmar recordar bem dessa partida, de 93, é por ter fechado o gol (confira no vídeo abaixo). A pressão do Corinthians era tanta que Casagrande, ansioso, recuava em todas as bolas paradas. “Falei que não precisava voltar tanto, mas não adiantou.” Até que, após uma cobrança de falta na entrada da área, Rivaldo desviou de cabeça, a bola bateu em Casão e morreu na rede. O Corinthians venceu por 1 a 0 com gol de Casagrande, contra. A história é conhecida, mas ganhou molho especial contada por Gilmar.

CURTA NO FACEBOOK

SIGA NO TWITTER

2 pensamentos sobre “Baú do Flamengo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: