Céu de brigadeiro


RETOQUEINDEPE_90

Clássico no Morumbi sempre me remete aos anos 80. Época em que as torcidas dos grandes dividiam os “gomos” do estádio e era uma vitória quando uma delas conquistava território. Dependendo do desequilíbrio, PM movia as cordas mesmo durante a partida para acomodar melhor quem estava em maioria. Nas entradas em campo havia outra disputa. Pela quantidade de papel picado, rolos de papel higiênico, fumaças coloridas, fogos, bandeiras e faixas.

Hoje, como se sabe, os visitantes, com apenas 5% dos ingressos, ficam espremidos em um dos gomos. Os apetrechos de animação, em nome da segurança, foram sumindo. E as festas dessas torcidas únicas ficaram pasteurizadas. Neste domingo, no São Paulo x Palmeiras, a Independente levou balões com o nome da organizada. Deram um toque diferente. Mais do que isso a PM barra. Há bem pouca margem para criatividade.

Mas, com a ajuda do céu aberto, do (hoje em dia) ótimo público de 35 mil, das faixas vermelhas, pretas, brancas e verdes, bateu um clima nostálgico no Choque-Rei. Quem sabe se com menos restrições e espaço digno aos visitantes – sobretudo nos clássicos – essas imagens de outrora se repitam mais vezes.

retoqueindepen2_90

PALMEIRASRETOQUE_500

SIGA NO TWITTER

2 pensamentos sobre “Céu de brigadeiro

  1. Eu via essa festa pela TV nos anos 80. No começo dos 90, na era Telê, também era muito comum ver o Morumba dividido pelas grandes torcidas… tinha até busão da Praça da Bandeira pro estádio, lembra disso? Mas aí também o pessoal mais exaltado exagerou, com depredações… e todos pagaram o pato. Nada de busão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: