Encalhe


Os clubes brasileiros deixaram de arrecadar R$ 200 milhões em 2011 devido à  diminuição de público nos estádios, segundo estudo divulgado nesta segunda (18) pela consultoria Pluri. E a perda deve chegar a R$ 500 milhões até o fim desta temporada. Cerca de 7 milhões de ingressos encalharam nas bilheterias no ano passado. Em 2012, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, a média de público já é menor que a do ano anterior, com menos de 12 mil espectadores por jogo, ante 14,9 mil.

É fácil entender. Os clubes não costumam tratar o torcedor com o devido respeito. Comprar ingresso, mesmo sendo sócio, é difícil. Em torneios como a Libertadores, por exemplo, fiéis seguidores de seus times, são alijados, justamente na final, para que se acomode uma legião de convidados.

Até o acesso da imprensa é limitado a fim de abrir espaço a gente ligada a patrocinadores, empresários e cartolas. Os cambistas, claro, aproveitam e vendem ingressos a mais de mil reais nessas ocasiões. Santistas e corintianos, últimos brasileiros finalistas do torneio, que o digam.

E quem consegue entrar nos estádios, até em alguns recém-inaugurados, como o Independência, têm de torcer para não ter comprado assento em um ponto cego. Tem também os flanelinhas, os horários esdrúxulos impostos pela TV, e por aí vai. Pensando bem, até que ainda vai bastante gente.

SIGA NO TWITTER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: