Santinhos


Comércio e propaganda política. Combinação irregular, de acordo com legislação eleitoral

Cenário diferente no entorno da Vila Belmiro nesta quarta. Centenas de santinhos pelo chão, muros pintados com siglas de partidos, banners e cartazes de candidatos tomaram espaço onde costuma predominar o preto e branco (e agora azul) do Santos. Clima de eleição.

Quase todos os imóveis exibiam algum tipo de propaganda política. Muitas afixadas em pontos comerciais, o que fere a legislação eleitoral. Até em frente à sede da Torcida Jovem, principal organizada santista, em vez do hino do clube ecoava um jingle de campanha.

Dentro do estádio, fui abordado por um senhor com o adesivo do candidato a vereador Orlando Rollo colado no peito. O mesmo do jingle na Jovem. Além de postulante ao Legislativo, Rollo é conselheiro ligado à direção do Santos. Durante o intervalo do jogo, o sujeito perguntou se eu era da Justiça Eleitoral. Foi o que pensou, disse, por ter  me visto fotografando.

Estranha dedução, considerando que estávamos num estádio de futebol. Logo ele entrou no assunto da propaganda política ilegal. Ressaltou que do seu candidato não se via nada em torno da Vila. Verdade. Mas não carecia explicar. Afinal, não sou quem ele imaginava.

Enquanto isso, o Santos fazia sua primeira boa apresentação no Brasileiro sem Neymar no time. Bateu o Cruzeiro por 4 a 2. Também foi a primeira vez que a revelação Victor Andrade balançou a rede como profissional. Diante, porém, de apenas 3215 pagantes. Se a torcida tivesse focado mais na disputa futebolística e menos na eleitoral o clima, decerto, seria outro.

Pousada e propaganda, também irregular

Em bens particulares, com permissão do dono, é legal

Comércio e propaganda: irregular

Estádio vazio: cena comum na Vila

Exemplo: torcedor saiu do Mato Grosso do Sul para assistir ao jogo

SIGA NO TWITTER 

Um pensamento sobre “Santinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: