Reino Unido tem 3 mil banidos de estádios; SP 27


Torcedores banidos dos times da primeira divisão inglesa

Após o conflito que provocou a morte de um torcedor do Palmeiras neste domingo, vale atualizar um dos primeiros posts deste blog. Até o último dia 11 de novembro, 3.173 torcedores estavam banidos dos estádios do futebol no Reino Unido, de acordo com a Football Banning Orders. Dessas, 962 ordens foram emitidas na temporada passada (2010-2011). No Estado de São Paulo, segundo a FPF, são 27 banidos.

Nota-se que tal desproporção nada tem nada a ver com nível da violência. Pelo contrário. Faz duas décadas que as brigas nos entornos dos estádios ingleses diminuíram drasticamente. Dentro acabaram. No Brasil não carece comentar. Faz menos de um ano um corintiano foi encontrado morto no rio Tietê. Os dados acima tem a ver, sim, com a enorme diferença das leis.

Na Inglaterra, as penas chegam a dez anos de exclusão dos estádios. Prisões são raras. A polícia prefere banir a deter por pouco tempo. As punições são extensivas a jogos fora do país. E o torcedor pode ser enquadrado até por xingamentos ou tatuagens consideradas ofensivas.

As estatísticas sobre o assunto são detalhadas na Inglaterra. Divididas por times (veja acima os banimentos na Premier League) e divisões. Atacar o bolso também funciona. Na Espanha, infrações julgadas muito graves custam até 650 mil euros.

Em São Paulo, penas recentes impostas a torcidas de Santos e Palmeiras se limitaram a impedir a entrada de faixas e indumentárias das organizadas. Quem briga continua indo à paisana. Hoje a FPF proibiu a presença de Mancha Verde e Gaviões da Fiel nos estádios por conta dos incidentes de ontem. Não sei se isso resolve. Não basta restringir. É preciso educar.

SIGA NO TWITTER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: