Los Ruleteros


LOS RULETEROS

Os jogadores correm por pura diversão. Nessa peleja o que vale é a posse da bola. Tem até juiz, embora seja figura decorativa. No histórico estádio Sausalito, em Viña del Mar, onde pisaram Pelé e Garrincha em 62, os filhos dos torcedores disputam um jogo literalmente paralelo. Nas partidas do Everton, time da cidade, ocorre sempre uma pelada junto ao alambrado, é tradição.

Jogo paralelo

No último dia 13/11/2011 duelaram Deportes Antofagasta e Everton, pela segunda divisão do Campeonato Chileno. Esta sim vale algo. Após dois anos na série B, os viñamarinos precisavam ganhar para manter as chances de subir. O Antofagasta entrou em campo com o acesso garantido, pois somara mais pontos nos dois turnos. Deu Everton e, com o empate na rodada seguinte, sagrou-se campeão do Clausura.

No Everton há duas torcidas organizadas rivais. A primeira criada por funcionários do Cassino Viña del Mar, especificamente pelos que trabalhavam nas roletas: surgiram “Los Ruleteros”. Entretanto, parte dessa facção, a fim de não pagar ingressos, assistia aos jogos no morro, atrás de um dos gols. Houve uma cisão. Vieram “Los del Cerro” (os do morro). Tempos depois, para conter a evasão, o estádio foi totalmente murado, obrigando essa parcela marginal a voltar às arquibancadas. E hoje “Os do Morro” são maioria no Sausalito.

Los del Cerro

Nesta quinta começa a final. O Everton pega o Rangers, campeão do Apertura, fora de casa. No domingo, decide o campeonato e o acesso no Sausalito em busca das glórias passadas. O último título nacional é de 76. Em 2008, chegou perto de sair da fila. Com Miralles no time – ex- Colo-Colo, Grêmio e Santos -, conquistou o Apertura, o que lhe rendeu vaga na Libertadores de 2009. No ano seguinte terminou rebaixado. Veremos se a partir de hoje a fase muda de novo. Cabe aos Ruleteros ajudar a bola a parar no lugar certo.

SIGA NO TWITTER

Um pensamento sobre “Los Ruleteros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: