Jeitinho brasileiro


banheiro-feminino-anteprojeto-do-pacaembu-1934

Depois de muitas idas e vindas, a abertura da Copa será mesmo em São Paulo. A diretoria do Corinthians já recebeu uma cartilha da Fifa com orientações detalhadas sobre tudo que o estádio de abertura deve apresentar. Detalhes que motivaram piadas do presidente corintiano, Andrés Sanchez.

Entre as obrigações está até o material a ser utilizado na louça sanitária do estádio. “Bom, agora a gente fala que topa tudo. Depois damos um jeito de ajeitar isso para a nossa realidade”, comentou o cartola. Tais exigências, no entanto, não são novas, muito menos preciosismo criado pela Fifa.

Em pesquisa feita no Arquivo Histórico de São Paulo, o blog encontrou uma planta do anteprojeto de construção do Pacaembu (imagem no alto), feito em 1934 pelo Escritório Severo & Villares, que previa até um salão de recepção para banheiros femininos.

No canto inferior esquerdo da imagem acima estão descritos todos os pormenores do acabamento. Piso de mármore, tipo de espelho, sofá etc. Requintes que tornam pobres as exigências da cartilha da Copa.  Atualmente, alguns banheiros do Pacaembu, atual casa do Corinthians, passam por reforma.

No setor de visitantes, no jogo entre Corinthians e Atlético-GO, dia 9 de outubro, como o sanitário masculino estava interditado, o feminino foi usado pelos homens e às mulheres restaram dois banheiros químicos. Pela comparação das imagens do anteprojeto com as atuais opções do Pacaembu (abaixo), nota-se bem as consequências do jeitinho proposto por Sanchez.

Banheiro feminino do setor de visitantes: rervado aos homens dia 09/10

Banheiros químicos das mulheres no setor de visitantes no jogo Corinthians e Atlético-GO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: